domingo, 3 de fevereiro de 2013

Benguela acolhe acampamento nacional do M.E.J





 Dom Eugénio Dal Corso reafirma o amor entre cristão
 

 A Capela de Nossa Senhora da Gruta, Casa dos Cursos  localizada nas margens do rio cavaco em Benguela, foi pequena para acolher megistas oriundos das diversas dioceses e arquidioceses de Angola nomeadamente Luanda, Sumbe, Saurimo, Caxito, Viana, Lubango, Huambo, Ondjiva, Kuito Bié, Moxico, K. Norte, Uige, Bengo, Namibe e Benguela respectivamente que marcaram sua presença no 1º “ Acampamento Nacional do Movimento Eucarístico Juvenil (M.E.J)”.

A missa celebrada pelo Dom Eugénio Dal Corso bispo da diocese de Benguela contou com a presença de cerca de 300 membros reunidos por diversas dioceses incluindo convidados da diocese local.


Bispo da Diocese de Benguela Dom Eugénio Dal Corso

Dom Eugénio Dal Corso durante a sua homilia achou-se satisfeito louvando a iniciativa e destacou a responsabilidade da tarefa assumida pelo Movimento Eucarístico juvenil e referiu ser necessário materializar esta tarefa pelo amor ao próximo, viver a missa, expandir o evangelho por toda terra como exemplo dos apóstolos que se dedicaram para que as nossas almas não se perdessem.

Disse também que o M.e.j é uma faixa etária do Movimento Apostólico que se chama Movimento Eucarístico Juvenil comprometidos com a missão do evangelho, oração e eucaristia durante as missas na vida cristã.

Ao terminar advertiu algumas atitudes de comportamentos ocorridos ao longo da missa por fiéis que fizeram parte daquela eucaristia, aconselhou o ministro da igreja na diocese de Benguela.

O acampamento que teve a duração de 4 dias, teve o seu início no dia 1 de Fevereiro com termino dia 4 do mesmo mês e ano corrente, visou reunir os jovens megistas das diversas diocese do país para uma troca de experiência, assim como levar em prática as conclusões e recomendações saídas no quarto “Congresso Internacional” que decorreu na Argentina em 2012, explica o director Nacional do Movimento Eucarístico Juvenil padre Severino Mukoko da Arquidiocese do Lubango. aquele padre lamentou ainda o facto de se registar ausência de algumas províncias mas  justifica terem recebido informações antecipadas.

Informou por outro lado sobre os temas que dominaram o evento e entre outros destacou o “M.e.j como projecto de vida, o M.e.j no ano da Fé e o papel da juventude na paz como processo de reconstrução nacional do país”.  

Desde que foi instituído o M.e.j na igreja católica em Angola este é o primeiro acampamento Nacional que se realiza na província de Benguela.     

 

 

Nenhum comentário: