sábado, 29 de dezembro de 2012

RESGATE DE VALORES MORAIS E CÍVICOS EM BENGUELA


 
Shalom realsa valores morais e cívicos
 

  
Padre Kavaya defende educação eficaz para o resgate dos
valores cívicos da juventude


 A realidade da actual situação que se prende com a reconstrução em Angola e resgate dos valores morais e cívicos, não tem sido um papel fácil numa sociedade em que a violência do género ganhou uma velocidade de cem quilómetro por hora”. “É desta forma que a intervenção de várias organizações sociais e religiosas preocupadas com a consciencialização da juventude e não só, em materiais de educação cívica, respeito aos direitos iguais para salvaguardar qualquer relacionamento entre os casais e produzir exemplos positivos para as sociedade vindoura”.

Os valores morais e cívicos continuam cada vez mais degradados no seio das famílias angolanas, embora existam esforços por parte da sociedade no sentido da sua inversão. Sendo a família o núcleo fundamental da organização da sociedade, devemos contribuir para a educação de todos os seus membros no espírito de amor ao trabalho e do respeito pelos valores culturais. O objectivo desse Workshop é a recolha de contribuições dos jovens e dos adultos para o resgate de boas práticas no seio da sociedade, de modo a contribuir na reconstrução do país e no futuro melhor de todos os angolanos.

Para a Pastora Ilda Valeria da Igreja Evangélica (IECA) reforça o “papel da mulher na sociedade e sua importância na reconstrução do país”, ainda considera imprescindível no apoio a mulher na luta contra a descriminação, violência no género e apela para a mudança de atitudes que contrastem com a importância do papel social da mulher ou que violem seus direitos individuais e colectivos. Ao mesmo tempo invoca as autoridades competentes na criação de condições para a sua melhor protecção.

Este compromisso vem expresso numa mensagem da Pastora Ilda Valéria por ocasião do 8 de Março dia Internacional da mulher, num workshop organizado pelo Movimento Shalom da diocese de Benguela, no salão nobre da administração municipal de Benguela.

Para a Pastora, o dia 8 de Março, a igreja comemora, tendo sempre necessidades de mais e melhores oportunidades para participar em todas áreas do desenvolvimento da sociedade na posição de igualdades com o seu companheiro, visando contribuir com o seu saber no mundo cristão para o engrandecimento da própria nação angolana.

A Pastora Ilda terminou dizendo que, entende o reconhecimento da mulher como fruto da sagacidade do papel na coesão e harmonia familiar, da inteligência e do seu empenho na luta pelo desenvolvimento e fortalecimento dos jovens. Aquela Pastora exorta, por isso, a todas as mulheres de Angola em particular a mulher rural, para que as comemorações deste ano sejam transformadas numa jornada de reflexão, que permita e ofereça harmonia entre os casais, mais responsabilidade, mais atenção com os seus filhos tendo em vista a busca de soluções consensuais para a resolução das hostilidades entre os casais.

Particularizou que, a Igreja Evangélica está atenta com as mulheres no processo de consciencialização, mobilização, formação e sensibilização na perspectiva de garantir boa estabilidade no lar, minimizar o índice de violência no género, pelo engajamento permanente nas tarefas domésticas.       

Resgate dos valores morais e cívicos

José Balote que representou o director provincial da cultura em Benguela, considerou nesta mesma palestra a importância e o papel desempenhado pelas igrejas na educação dos fiéis para o resgate dos bons hábitos de convivência. E manifestou-se satisfeito pela iniciativa destes eventos a nível das comunidades e que o Movimento Shalom tem promovido, por se tratar de um assunto que envolve toda a sociedade.

Augurou que, o Ministério da Cultura tem ajudado as famílias a resgatarem os bons costumes e atitudes comportamentais condizentes com a convivência em sociedade. Acrescentou que o papel desempenhado pela Direcção provincial da cultura tem ajudado em grande parte as famílias que se encontram a viver em conflitos, através de matérias de sensibilização, programas de alfabetização entre outras que permitam moralizar a sociedade.

Aquele responsável fez estas considerações na abertura do Workshop e pediu aos participantes a servirem de transmissores, às comunidades, sobre esta mensagem da temática em causa, para a construção de um futuro promissor.

Sacerdote preocupado com valores sociais

O sociólogo Martinho Kavaya padre da igreja católica e director da Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica (Promáica) servindo como um dos prelectores do tema em referência naquele Salão Nobre da Administração Municipal, apelou aos jovens a pautarem por uma educação mais eficaz, para o resgate dos valores, éticos, morais e cívicos, facilitar os jovens a construírem uma sociedade mais harmonizada e organizada.

Segundo o padre, é preciso elucidar aos menores e aos jovens, a necessidade de adquirirem os bons hábitos e costumes para adequar-se nas boas convivências e adquirem um crescimento intelectualmente salutar junto das famílias e nas comunidades.

O sociólogo acrescentou que o respeito das normas de vida de cada um e das leis orientadoras de um país é primordial na construção de uma sociedade cada vez mais sólida, depois do conflito bélico atravessado por este país.

Considerou que, conviver em sociedade é reconhecer e assumir valores de respeito, amor e conservação do património público, mostrar-se activo e participativo na resolução dos problemas do país. Por isso devemos “saber estar e saber ser”.

O Workshop promovido pelo Movimento Shalom, contou com membros da Direcção provincial da cultura, membros da Direcção provincial da família e promoção da Mulher, membros do Secretariado provincial da JMPLA, membros da Juventude e Desporto, autoridades tradicionais, membros das igrejas, sociedade civil, entre outros convidados.




sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

ASSISTA O NOSSO VIDEO AOS PES DE PEDRO - PELO RECONHECIMENTO PONTIFICIO DA COMUNIDADE CATOLICA SHALOM EM DIVERSOS PAISES - YouTube.FLV


Quem somos?




Nós somos um grupo de fiéis católicos que reuni crianças, jovens e adultos todos em torno ao ideal da paz, e com este objectivo tenta assumir com a sua intervenção em vários países do mundo levando a sua responsabilidade nas comunidades e na sociedade, com a possibilidade de cada país conhecer uma alternativa a sua realidade, que é de oferecer a possibilidade de vislumbrar um futuro diferente do presente na promoção da educação, formando-lhes em conteúdos religiosos, científicos e em outras áreas de carácter social e não só,  para que também todas as pessoas se tornem autónomas deformas que estejam bem integradas na sociedade.

Acreditamos nos valores da tolerância e do respeito. Na liberdade e na solidariedade como forma de participação na cooperação e no desenvolvimento do país.

Idealizamos um mundo justo de paz e justiça, onde cada criança e jovem tenham a oportunidade de crescer e de viver com dignidade e liberdade. Trabalhamos no sentido de promover o desenvolvimento social e económico dos jovens e, das comunidades em particular.

HISTORIAL

A história do Movimento Shalom, advém através de pessoas necessitadas, carentes  e pobres dos pobres. Nasceu na Itália Diocese de San Miniato em 1974 dia 08 de Dezembro pela inspiração do Pe. Andrea Pio Cristiani, na festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição, com objectivo de promover a paz, justiça, amor e alegria em todo mundo. O Movimento surgiu em Angola no dia 9 de Agosto de 2009, na Diocese de Benguela, tendo como área de inicio no município da Ganda, onde começou a desenvolver as suas acções comunitárias, filantrópicas sem fins lucrativos, levando a solidariedade como forma de actuação para as pessoas carentes e aos mais desfavorecidos.

O primeiro passo para levar alguém a mudança é dar a conhecer a existência de uma alternativa à qualquer situação vigente.

Para tal surgimos a este grande desafio dando assim a nossa contribuição no sentido de informar a sociedade as transformações que se assistem dia pois dia pelo Movimento Shalom em todo mundo, em Angola e especialmente na província de Benguela e em particular no município da Ganda.
Temos ainda a missão de ajudar os necessitados, meninos de rua e idosos a fim de viverem também uma vida feliz.

Esta tarefa de disseminação da cultura de paz, amor e alegria à sociedade, tem sido feito através de: conferências, publicações de boletins informativos, reuniões, assembleias estudantis, exposições, viagens humanitárias, seminários, vídeos e serviços virtual da Web.

Breve Informação

Em Angola, estamos localizados na diocese de Benguela nas paróquias de S. João Baptista no município da Ganda e S. Joao Baptista do cassoco em Benguela. E ainda estamos afirmar o nosso compromisso na formação de novos membros voluntários das diversas paróquias desta diocese de Benguela, e assim pedimos a todos aqueles que têm o coração de paz e de amor e quiser fazer parte do nosso voluntário para ajudar as pessoas carenciadas, deve nos contactar através do endereço abaixo:

Email:
 face book: movimento shalom angola,
blogspot http://shalomango.blogspot.com




                                                  

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

IGREJA PREOCUPADA COM CASOS DE HIV E SIDA NA PROVÍNCIA




Efeméride




O Bispo Emérito da Diocese de Benguela Dom Óscar Braga disse na passada segunda feira (3) que a Igreja Católica está preocupada com casos de doenças transmissíveis sexualmente, assim como casos de HIV/SIDA na província, número este que se propaga também um pouco por todo país e, Benguela tem estado apresentar números preocupantes.

O bispo Emérito teceu estas considerações em volta do fórum da sociedade civil em que o M. Shalom fez parte, sobre “factores determinantes da propagação do HIV/SIDA  no contexto de Benguela” onde referiu que a igreja católica tem feito tudo para informar aos fiéis nas campanhas de sensibilização  e à sociedade em geral no sentido manterem uma postura digna, responsável e educacional diante das relações sexuais bem como transmitir as novas gerações a boa conduta social que põem em causa à vida.
Aquele Bispo apelou a toda sociedade, igrejas e instituições ligadas a protecção das vidas humana bem como as instituições filantrópicas no sentido de manterem união e em conjunto lutarem para esta causa que tanto preocupa a sociedade, e Benguela também não está isenta deste estigma para se devolver a felicidade a qualquer ser humano e em particular aquelas que padecem com mesma patologia, chamou atenção o Bispo Emérito da Diocese de Benguela. 
A Supervisora Provincial do Programa de Combate ao HIV/SIDA Perpetua Tchiyaluka em Benguela na abertura do fórum referiu que, em Benguela os dados são preocupantes e apontou que até em Outubro do presente ano, a província atestou mais de 50 mil utentes que afluíram os serviços, mas cerca desta procura para o aconselhamento 98 por cento aceitou fazer o seu teste para conhecer a sua condição serológica e deste total  obtiveram 1.791 casos isto de Janeiro à Outubro respectivamente.
Apontou também a grande preocupação que o programa apresenta e avançou que prende-se com o respectivo número de utentes correspondente apenas 60 por cento que  estejam aderir  o tratamento, e também há maior défice de técnicos para o manuseamento clínico assim como o exame de CD4 para o diagnóstico destas doenças. Terminou apelando a todas  pessoas para aderirem o programa no sentido fazerem o seu controlo e manter a sua vida saudável, Concluiu.

O encontro de flexão visou também em dar a conhecer a saciedade no sentido pautarem por uma boa conduta e produzir maior cuidado em momentos de relações sexuais e a racionalizarem o seu desenvolvimento intelectual nas capacidades de inter-relações.

Aquele fórum foi promovido pela organização não governamental Cruz Azul em parceria com a Direcção Provincial da Saúde em Benguela e aconteceu no Auditório da Rádio Benguela.   


Opinião


Economizar nas compras para a Ceia de Natal




Muitos consumidores deixam para comprar os produtos para a ceia de Natal e Ano Novo sempre na última hora e acabam gastando mais e comprando produtos com problemas de qualidade.
Nesta questão a minha opinião é a seguinte: para preparar a ceia de Natal e Ano novo com tranquilidade é preciso fazer uma lista do que precisa, levando em consideração o número de pessoas que tens em casa e pretende receber, só assim que a pessoa evitará gastos desnecessários.
Outra dica, é pesquisar os preços através de encartes e anúncios dos mercados informais e formal. A internet também joga um papel fundamental aliada nesse item, pois, normalmente, os encartes também ficam dispõem em online nos sites dos estabelecimentos comerciais e serviços.
 Na hora das compras, fique atento se os preços publicados nos anúncios correspondem ao praticado no estabelecimento. Mas também podes recorrer aos serviços do INADEC que regula o dt. do consumidor caso os preços não sejam iguais ao anunciado, pode se dar o caso de uma(publicidade enganosa).
Evite fazer compras com pressa, pois é preciso verificar data de validade, condições da embalagem e comparar preços porque nesta época existe muita promoção de produtos fora do prazo de caducidade.
Avalie se um produto típico do Natal não pode ser substituído por outro menos consumido nesse período, o que pode baratear a compra.

  Um outro conselho, é ficar de olho nas estratégias de marketing, publicidade e propaganda

Muitos estabelecimentos colocam à disposição um produto de uma determinada marca em oferta nos corredores centrais, distante das placas publicitárias que contenham o mesmo produto de fabricantes diferentes. Essa manobra faz com que o consumidor deixe de comparar o preço dessa marca com outras, que mesmo fora da promoção podem apresentar preços menores.
No caixa, fique atento aos valores registrados. Se houver diferença entre o preço cobrado e o que estava informado na placa publicitária, prevalece o menor.
Por fim, não se esqueça de guardar a factura ou uma identificação do fiscal do caixa para o caso de reclamação…
Seguindo estes conselhos você poderá fazer compras de forma racional.
FELIZ NATAL e um ANO NOVO cheio de prosperidade.
G. Catumbela - Benguela 



 fonte: http://shalomango.blogspot.com

DIA DOS DEFUNTOS FIÉIS PRESTAM HOMENAGEM AOS ENTE QUERIDOS


  

Graciano Catumbela! Benguela

No dia dedicado aos defuntos um pouco por todo mundo prestaram homenagem aos ente queridos já falecidos, onde muitos rostos tristes e flores dispunham o cenário do cemitério da Camunda em Benguela.

Apesar da tristeza, a mensagem da missa celebrada pelo padre José Alexandre vigário da Diocese de Benguela que referia, era de fé na ressurreição e na vida eterna.“ Estamos aqui para celebrar a vitória da vida sobre a morte. A nossa fé reuniu-nos aqui, para partilhar afectiva e espiritualmente com aqueles que deixaram este mundo”, disse na sua homilia, no cemitério da Camunda, padre José Alexandre disse também que, “A fé cristã, mais particularmente a católica, recolhe os dados da natureza e confere-lhe uma dimensão sobrenatural e genuinamente humana.

Disse aquele padre que, a igreja ensina-nos que a graça de Deus não anula a natureza, mas eleva-a”. Referiu de igual modo que “a fé na ressurreição é a última e mais alta explicação de culto e oração pelos mortos. Job na sua dura experiência de dor exclama: eu sei que o meu Redentor está vivo e no último dia se levantará sobre a terra, revestido da minha pele estarei de pé, na minha carne verei Deus, eu próprio o verei, meus olhos o vão contemplar” concluiu com frases bíblicas o padre e vigário da diocese de Benguela.
O portão principal foi pequeno para descongestionar pessoas que pretendiam entrar ao mesmo tempo.

Comemorações em outras regiões 
 
A cidade de Benguela apresentou-se num movimento delirante em função da data e neste dia o preço das flores sofreu alterações em função da procura nos viveiros “Santa Filomena” que tem sido a maior concentração de todos compradores e vendedores.
 
Vendedores de flores

A nossa equipa de reportagem ouviu algumas vendedoras de flores mas que não quiseram se identificar, referiram que o negócio estava a correr normalmente, mas as vendas caíram em relação ao ano passado. “Não posso dizer que está fraco, se compararmos com outros dias, hoje as vendas são melhores”, disse uma das vendedoras há mais de 4 anos.
 
Os preços das flores variam de acordo com o tamanho dos ramos. Os maiores custam cinco mil kwanzas, os mais pequenos valem mil kwanzas.
“Um pé de flor custa 200 kwanzas. As coroas valem dez mil kwanzas. Hoje já tive muitos clientes para os ramos grandes e as coroas”, disse a mais conhecida pela Veró.

 
Origem da data
 
Dia dos finados só começou a existir no sec. VIII depois de Cristo, foi introduzido por Santo Oudilho, a par do mosteiro do Benedito Canut França e que determinou os monges que rezassem por todos os mortos conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos de todos os lugares e de todos os tempos. Já no sec VI o Papa em Roma adoptou o 2 de Novembro como dia dos finados para a igreja católica.

SACERDOTE PEDE UNIÃO ENTRE IRMÃOS


Por ocasião da missa de aniversário de S. João Baptista


texto - Graciano Catumbela em Benguela
O pároco da paróquia de S. João Baptista do cassoco em Benguela padre José Inácio Hiliheke pediu a união entre irmãos, em virtude dos comportamentos morais e cívicos que os cristãos têm apresentado a nível das diversas instituições religiosas e que põem em causa a dignidade moral e o amor com Deus.
O apelo vem expresso na homilia da missa de acção de graças em alusão as festas de S. João que decorreu num ambiente de harmonia, de louvores e de festa, na presença de vários fiéis católicos, convidados especiais do governo local acompanhado pelo administrador municipal de Benguela Leopoldo Muohongo, e outros vindo de diversas partes do país particularmente Luanda e Cabo-verde.  
Durante a missa celebrada pelo pároco da paróquia de São João Baptista do cassoco em Benguela padre José Inácio referiu que, a missa que marca o a aniversário do padroeiro da paróquia, dos 40 anos que se comemoram deve servir também de reflexão para todos os paroquianos e a todos aqueles que se revêem a este santo carismático de todos os povos, mas também deve servir de harmonia entre os fiéis…
O padre referiu ainda que, somos maravilhosos porque fomos maravilhados por Deus, e por isso temos de fazer a vontade do Pai para que tenhamos a vida eterna, “não devemos nos desvirtuar de Deus vivendo em comodismo porque nos leva na tentação e desenquadra a nossa conduta com Cristo nosso Senhor de formas que não percamos os nossos valores morais e cívicos ”, aconselhou aquele sacerdote e responsável da paroquia.
Ao terminar, reforçou em não estamos influenciados pelas más conbndutas referidndo que, “em alguns laços familiares produzem comportamentos que não dignificam a personalidade humana e prejudicam a boa social em função dos valores morais e cívicos o qual o país está engajada para resgata-los”, concluiu.
Reconhecimento da administração municipal
Um outro grande momento foi pelo reconhecimento vindo da administração municipal de Benguela na pessoa do senhor administrador Leopoldo Muhongo como um símbolo de amor e de harmonia entre irmãos em Cristo, “ trata-se de uma medalha de prata em homenagem a pessoas e instituições sociais que velam pela valorização dos esforços do executivo local, e uma bandeira com o logótipo da cidade de Benguela como cidade das Acácias Rubras. O gesto reveste-se de capital importância num momento em que marca a história da paróquia como sinal de união entre a paróquia que dirige o pároco José Inácio e uma colaboração estreita com administração local.
Tomando a palavra, o administrador municipal de Benguela agradeceu o apoio que os cristãos e a sociedade em geral tem prestado a nível do processo de reconstrução do país, sendo a igreja um parceiro directo do Estado, da mesma forma recomendou vivermos em harmonia e em paz social durante o processo de eleições marcadas para o dia 31 de Agosto de 2012.
A paróquia foi fundada em 1972 e desde que foi atribuída a categoria de paróquia S. João Baptista completa 40 anos de existência.