quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

IGREJA PREOCUPADA COM CASOS DE HIV E SIDA NA PROVÍNCIA




Efeméride




O Bispo Emérito da Diocese de Benguela Dom Óscar Braga disse na passada segunda feira (3) que a Igreja Católica está preocupada com casos de doenças transmissíveis sexualmente, assim como casos de HIV/SIDA na província, número este que se propaga também um pouco por todo país e, Benguela tem estado apresentar números preocupantes.

O bispo Emérito teceu estas considerações em volta do fórum da sociedade civil em que o M. Shalom fez parte, sobre “factores determinantes da propagação do HIV/SIDA  no contexto de Benguela” onde referiu que a igreja católica tem feito tudo para informar aos fiéis nas campanhas de sensibilização  e à sociedade em geral no sentido manterem uma postura digna, responsável e educacional diante das relações sexuais bem como transmitir as novas gerações a boa conduta social que põem em causa à vida.
Aquele Bispo apelou a toda sociedade, igrejas e instituições ligadas a protecção das vidas humana bem como as instituições filantrópicas no sentido de manterem união e em conjunto lutarem para esta causa que tanto preocupa a sociedade, e Benguela também não está isenta deste estigma para se devolver a felicidade a qualquer ser humano e em particular aquelas que padecem com mesma patologia, chamou atenção o Bispo Emérito da Diocese de Benguela. 
A Supervisora Provincial do Programa de Combate ao HIV/SIDA Perpetua Tchiyaluka em Benguela na abertura do fórum referiu que, em Benguela os dados são preocupantes e apontou que até em Outubro do presente ano, a província atestou mais de 50 mil utentes que afluíram os serviços, mas cerca desta procura para o aconselhamento 98 por cento aceitou fazer o seu teste para conhecer a sua condição serológica e deste total  obtiveram 1.791 casos isto de Janeiro à Outubro respectivamente.
Apontou também a grande preocupação que o programa apresenta e avançou que prende-se com o respectivo número de utentes correspondente apenas 60 por cento que  estejam aderir  o tratamento, e também há maior défice de técnicos para o manuseamento clínico assim como o exame de CD4 para o diagnóstico destas doenças. Terminou apelando a todas  pessoas para aderirem o programa no sentido fazerem o seu controlo e manter a sua vida saudável, Concluiu.

O encontro de flexão visou também em dar a conhecer a saciedade no sentido pautarem por uma boa conduta e produzir maior cuidado em momentos de relações sexuais e a racionalizarem o seu desenvolvimento intelectual nas capacidades de inter-relações.

Aquele fórum foi promovido pela organização não governamental Cruz Azul em parceria com a Direcção Provincial da Saúde em Benguela e aconteceu no Auditório da Rádio Benguela.   


Nenhum comentário: