quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

BENGUELA LANÇA NOVOS TÉCNICOS DE SAÚDE


ESTA MATERIA NAO FAZ PARTE, É APENAS PARA EXPERIENCIA


                                 Colégio Bueia e filhos reforça quadros no sector da saúde

  

Graciano Catumbela em Benguela

Cerca de 400 novos técnicos de saúde foram lançados para o mercado de trabalho em Benguela no passado final de semana (sábado) na sequência da formação que decorreu entre o ano lectivo de 2008/2012 no 6º curso de Enfermagem Geral e o 2º de Análises Clínicas que teve a duração de 4 anos.

O acto de encerramento aconteceu no “Pavilhão Multiuso das Acácias Rubras em Benguela” na presença de 1000 e quinhentos convidados dos quais, encarregados de educação, entidades governamentais, entidades religiosas, instituições escolares diversas, jovens e sociedade em geral.


Durante quatro anos de formação académica e profissional e, seis meses de estágio curricular, os profissionais de saúde aprenderam matérias de biologia, matemática, química, física, sociologia, psicologia, línguas portuguesa e estrangeiras e ética profissional.

Também fizeram parte das matérias aprendidas ao longo da formação as disciplinas de anatomia, fisiologia, educação para saúde, nutrição, técnicas de enfermagem e hospitalar, assistência infantil e materna, técnicas do bloco operatório, patologias de urgências, pediatria, obstetrícia e ginecologia, administração e gestão parasitologias, aulas práticas, entre outras.

A cerimónia dos finalistas incentivou jovens a postarem na formação académica e a participam em vários ramos da saúde, no sentido de darem o seu maior contributo no crescimento e desenvolvimento do país assim moralizar a sociedade como incentivo aos educandos no enquadramento de novos quadros do sector da saúde com vista a prestarem o seu serviço com zelo, amor, carinho e o máximo sentido de responsabilidade.

No acto que marcou o encerramento dos finalistas, o responsável pela comissão de gestão da direcção provincial da saúde representado pelo Garcia da Costa, achou-se satisfeito e considerou o evento como um marco histórico da época, e realçou que, a formação que ora termina deve servir para os novos técnicos um exemplo de responsabilidade ao assumir esta nobre tarefa que a saciedade tanto espera deles, mas também deve servir para o incentivo a outros jovens que pretendem ingressar nesta formação específica que carece muito amor e carinho acima de tudo.

Recomendou a todos recém finalistas a possibilidade de se continuar a investigar em volta das especialidades adquiridas para o aperfeiçoamento no ingresso a universidade, e também se materializar os grandes êxitos e ideais que cada um pretende alcançar assim como salvaguardarem os seus interesses pessoais e de forma directa dar respostas aos interesses da nação.

Disse por outro lado, o exercício desta tarefa, deve envolver esforços que vão empreender para dignificar a classe de enfermeiros em pôr em prática este juramento no qual todos nós conseguiram testemunhar.


Augurou também que, para satisfazer os interesses que o país pretende alcançar é necessário os novos finalistas trazerem melhorias no procedimento da sua actividade e assim mudar o quadro da carência que o sector até ao presente momento vive, mas também devem proporcionar mudanças ao prestarem serviços com qualidade e dignidade ao paciente.


Chamou atenção ao sublinhar as palavras vindas da mensagem do “Discurso de Juramento dos estudantes” no sentido de haver um maior rigor e responsabilidade pelo facto de o sector da saúde ser o mais exigente.



No acto de juramento, os finalistas afirmaram estar disponíveis a aplicar na prática tudo quanto aprenderam em qualquer localidade onde forem colocados para exercer as suas funções e desta feita contribuir na assistência sanitária da região.

Nenhum comentário: