quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

DIA DOS DEFUNTOS FIÉIS PRESTAM HOMENAGEM AOS ENTE QUERIDOS


  

Graciano Catumbela! Benguela

No dia dedicado aos defuntos um pouco por todo mundo prestaram homenagem aos ente queridos já falecidos, onde muitos rostos tristes e flores dispunham o cenário do cemitério da Camunda em Benguela.

Apesar da tristeza, a mensagem da missa celebrada pelo padre José Alexandre vigário da Diocese de Benguela que referia, era de fé na ressurreição e na vida eterna.“ Estamos aqui para celebrar a vitória da vida sobre a morte. A nossa fé reuniu-nos aqui, para partilhar afectiva e espiritualmente com aqueles que deixaram este mundo”, disse na sua homilia, no cemitério da Camunda, padre José Alexandre disse também que, “A fé cristã, mais particularmente a católica, recolhe os dados da natureza e confere-lhe uma dimensão sobrenatural e genuinamente humana.

Disse aquele padre que, a igreja ensina-nos que a graça de Deus não anula a natureza, mas eleva-a”. Referiu de igual modo que “a fé na ressurreição é a última e mais alta explicação de culto e oração pelos mortos. Job na sua dura experiência de dor exclama: eu sei que o meu Redentor está vivo e no último dia se levantará sobre a terra, revestido da minha pele estarei de pé, na minha carne verei Deus, eu próprio o verei, meus olhos o vão contemplar” concluiu com frases bíblicas o padre e vigário da diocese de Benguela.
O portão principal foi pequeno para descongestionar pessoas que pretendiam entrar ao mesmo tempo.

Comemorações em outras regiões 
 
A cidade de Benguela apresentou-se num movimento delirante em função da data e neste dia o preço das flores sofreu alterações em função da procura nos viveiros “Santa Filomena” que tem sido a maior concentração de todos compradores e vendedores.
 
Vendedores de flores

A nossa equipa de reportagem ouviu algumas vendedoras de flores mas que não quiseram se identificar, referiram que o negócio estava a correr normalmente, mas as vendas caíram em relação ao ano passado. “Não posso dizer que está fraco, se compararmos com outros dias, hoje as vendas são melhores”, disse uma das vendedoras há mais de 4 anos.
 
Os preços das flores variam de acordo com o tamanho dos ramos. Os maiores custam cinco mil kwanzas, os mais pequenos valem mil kwanzas.
“Um pé de flor custa 200 kwanzas. As coroas valem dez mil kwanzas. Hoje já tive muitos clientes para os ramos grandes e as coroas”, disse a mais conhecida pela Veró.

 
Origem da data
 
Dia dos finados só começou a existir no sec. VIII depois de Cristo, foi introduzido por Santo Oudilho, a par do mosteiro do Benedito Canut França e que determinou os monges que rezassem por todos os mortos conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos de todos os lugares e de todos os tempos. Já no sec VI o Papa em Roma adoptou o 2 de Novembro como dia dos finados para a igreja católica.

Nenhum comentário: