segunda-feira, 20 de maio de 2013

PAPA FRANCISCO FELICITA MOVIMENTO SHALOM





Italia , San Miniato - ROMA Vaticano                      


A Mensagem veio expressa numa carta dirigida ao fundador do Movimento Shalom Dom Andrea Cristiani vindo do Vaticano em forma de saudação, felicitação e a bênção pelos seus 40 anos desde a fundação.


Na carta, dirigida ao Belarmino Bellucci (Presidente) e Pe. Andrea Cristiani (fundador) Movimento Shalom, trazer saudações e agradecimentos do Papa ao Shalom.
"O Santo Padre - a lei - para muito obrigado por cuidar certificado de conformidade, a fórmula cordiais saudações de paz e todas as bênçãos no Senhor e como somos convidados a orar por ele e por seu ministério universal do coração dá a eles e aqueles que se juntaram no gesto respeitoso a Bênção Apostólica, que de bom grado faço extensiva aos vossos entes queridos ".

 
O Movimento Shalom desde o dia da eleição do Papa Bergoglio não escondeu o seu entusiasmo por esse dom dado à Igreja. "Vamos ser feliz - escreveu Don Andrea cristãos nos dias após a eleição - porque é como se o Espírito Santo quis dar-nos a confirmação do valor da primazia da educação na justiça e na paz que marcou os 40 anos da nossa história."

 
Como podemos esquecer as palavras do Papa em seu discurso inaugural: "Saia às ruas, olhar para as pessoas: esta é a nossa missão. Caso contrário, corremos o risco de uma igreja auto-referencial, como muitas pessoas paranóicas ou autismo, que só são capazes de falar por si mesmos. " Corte palavras do papa que descrevem muito bem o que é e será o seu plano para reformar a Igreja.

 
A novidade perene do Evangelho está varrendo todos nós. Ele estabeleceu como o homem das bem-aventuranças que o caminho traçado há oito séculos por São Francisco de Assis está no centro de sua anunciar e sentir a urgência da Paz e da Justiça. Então, Jesus Cristo, que é a nossa paz e sendo este último o sacramento da sua presença entre nós.O Movimento Shalom agora cerca de 40 anos de sua história está planejando um mega peregrinação a Roma apenas na audiência será realizada em 2014, quando a vida de 40 anos de Shalom.

A carta datada de 11 de maio de 2013 a partir da Cidade do Vaticano, chegou à sede do Movimento Shalom.

quarta-feira, 27 de março de 2013

NÚNCIO APOSTÓLICO NA DIOCESE DO SUMBE


Religião
Por ocasião da Semana Santa




Texto:
Vanda de carvalho
Alberto Haimbili

foto: Reprodução
Celebra-se neste Domingo o Domingo de Ramos, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A festa de ramos dá assim por aberta a semana Santa em que a Igreja viverá os maiores acontecimentos da vida de Jesus, que terão o seu ponto mais alto na Solenidade da Páscoa.


Núncio apostólico, em Angola, Dom Novatus Rungambwa, celebra a santa missa, na Sé catedral da Diocese do Sumbe. No programa consta ainda cumprimentos de cortesia as autoridades da província.


Na terça-feira, Dom Novatus vai celebrar a missa crismal, na qual fará a bênção dos santos óleos, onde todos os sacerdotes vão renovar as promessas sacerdotais.


Na quarta-feira vai visitar o Seminário do Espírito Santo, onde vai celebrar também uma missa, na paróquia de Cristo rei pedra um.


Na quinta feira, celebrara a missa da Ceia do Senhor na Gabela, na paroquia rainha santa Isabel.

SHALOM CONGRESSO


CONGRESSO INERNACIONAL

Rosa Kupassiala



la nostra newsletter

Graciano Catumbela

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

MOVIMENTO SHALOM EM BENGUELA DOA SANGUE AO HOSPITAL GERAL


Saúde


  shalom presta acçao solidária no dia 14 dos namorados 




O Movimento Shalom em Benguela doou sangue na passada quinta feira dia 14 de Fevereiro de 2013 a hemoterapia do Hospital Geral de Benguela, com vista a minimizar a carência do produto em falta naquela unidade hospitalar.

A campanha mobilizou cerca de 12 voluntários pertencentes ao Movimento Shalom todos afecto a igreja católica trabalhado na diocese de Benguela paroquia de S. João Baptista.
 

Em declarações à Angop, o coordenador do movimento, Graciano Catumbela, fez saber que pretende-se com este acto ser mais solidário para com o doente e proporcionar a felicidade aqueles que lutam para alcançar saúde. 

O responsável disse ainda que neste dia, consagrado aos namorados, pretende-se também que os casais não fiquem vinculados somente as suas relações, mas em prestar uma acção solidária. 

Graciano Catumbela apelou a sociedade benguelense a juntar-se a estas iniciativas de carácter solidário, com vista a protecção da vida humana.

Por seu turno, o responsável do Centro de Hemoterapia do HGB, Adelino Domingos, considerou a iniciativa louvável, visto que o aludido hospital precisa de sangue e de pessoas voluntárias para manter a necessidade que os doentes têm.

O evento se enquadra nas comemorações alusiva data de S. Valentim e desde que foi fundado o movimento em Angola esta é a primeira actividade que se realiza. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

SHALOM EM ANGOLA PARTICIPA NO CONGROSSO INTERNACIONAL AFRICANO





 
 
Contributo do movimento shalom em matérias que proporcionam o desenvolvimento da África
 

Uma organização social e religiosa do grupo (Shalom) para evengelização e defesa dos direitos humanos em Angola participou num Congresso Internacional Africano que reuniu as associações sociais cívicas que trabalham no âmbito da expansão do evangelho e protecção dos direitos humanos, vindos de diversos cantos de África para discutir a problemática sobre a “África Desenvolve a África”, e tem como objectivo encontrar estratégias para a mudança de atitudes que constituem obstáculos ao desenvolvimento sócio-económico dos países africanos.

O mesmo teve ainda a finalidade de promover e aumentar a consciencialização sobre os princípios e métodos de organização do sistema cooperativo, a fim de fornecer as ferramentas adequadas para o desenvolvimento do continente baseada no trabalho e responsabilidade.

 

Veja:

DEBATES

 
Rescaldo das discussões:

Durante o debate das comunicações que dominaram o congresso, os palestrantes foram referindo os seguintes aspectos;

 1º- África é responsável do seu próprio futuro, por isso, é importante a união entre associações sociais, religiosas, sociedade civil e NGOs no sentido de ajudarem na distribuição equitativa dos Recursos Naturais.

  - existe um ditado de que, ensinando uma Mulher estaremos a ensinar uma sociedade por,  isso devemos ter mecanismo de como desenvolver politicas de crescimento financeiro e lucrativos para poder ajudar a sociedade feminina de igual modo estaremos a ajudar a sociedade em comum.

Ex. realizar pequenos projectos onde podemos enquadrar senhoras com pequenos negócios para que a Nação não passe a fome.

 - Falta de dinheiro têm sido também um dos grandes obstáculos para o desenvolvimento dos países africanos.

 Ex: existem 2 maneiras de pensar quando olhamos para África

 2º- A estratégia usar para desenvolver a África

Olhamos para África como se fosse um continente que nega a responsabilidade do seu desenvolvimento.

3ª- África participa em todos os conflitos mundial.

- África é um continente de tanta riqueza mas também é um continente que acolhe todo tipo de doenças.

 - África tem recursos e a melhor medicina do que os países Europeus, mas como nós não dêmos valores aos medicamentos tradicionais, e também não temos máquinas para transformar estes medicamentos em material purificados, passamos a depender nos outros continente com um material que nós próprios temos em mão e barato.

4º- Falando também do analfabetismo em África.

- A tecnologia deve ser implementado em todos os locais dos respectivos países e não deve restringir diferenças de localidades até também ensinar nas aldeias para que cada povo tenha uma visão do que se pretende ter.

5º-algumas estratégias para desenvolver a economia em África é mudar o sistema educativo de acordo a realidade local de cada pais Africano, porque estamos a levar um sistema educativo que não tem nada haver com a economia do país local, por isso é que temos tido vários problemas com os finalistas, ex: terminam o ensino superior mas têm experiencia de trabalho não conseguem realizar tarefas de acordo o que se requer no local de trabalho.

 Terminou a palestra com a ilustração da Laranja como exemplo de crescimento que se pode ter em África.

 E disse que:

 Quando pegamos uma laranja qual é a nossa intenção?

Cascou, comeu e acabou, mas para o desenvolvimento da África devemos ter um pensamento em outras perspectivas.

Nós gostamos apenas de receber sempre e querendo mais, e mais, e não dar.

É importante pensar o seguinte:

Se eu pegar a laranja vou me alimentar e ficarei satisfeito, mas eu não quero que finde por ali, gostaria que da mesma laranja a comunidade se beneficiasse. Mas como? Comer a laranja e semear os frutos para que possa crescer árvores que possam alimentar uma sociedade, é com este pensamento diferente que temos de ter para desenvolver a África, concluiu.

 

 

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Benguela acolhe acampamento nacional do M.E.J





 Dom Eugénio Dal Corso reafirma o amor entre cristão
 

 A Capela de Nossa Senhora da Gruta, Casa dos Cursos  localizada nas margens do rio cavaco em Benguela, foi pequena para acolher megistas oriundos das diversas dioceses e arquidioceses de Angola nomeadamente Luanda, Sumbe, Saurimo, Caxito, Viana, Lubango, Huambo, Ondjiva, Kuito Bié, Moxico, K. Norte, Uige, Bengo, Namibe e Benguela respectivamente que marcaram sua presença no 1º “ Acampamento Nacional do Movimento Eucarístico Juvenil (M.E.J)”.

A missa celebrada pelo Dom Eugénio Dal Corso bispo da diocese de Benguela contou com a presença de cerca de 300 membros reunidos por diversas dioceses incluindo convidados da diocese local.


Bispo da Diocese de Benguela Dom Eugénio Dal Corso

Dom Eugénio Dal Corso durante a sua homilia achou-se satisfeito louvando a iniciativa e destacou a responsabilidade da tarefa assumida pelo Movimento Eucarístico juvenil e referiu ser necessário materializar esta tarefa pelo amor ao próximo, viver a missa, expandir o evangelho por toda terra como exemplo dos apóstolos que se dedicaram para que as nossas almas não se perdessem.

Disse também que o M.e.j é uma faixa etária do Movimento Apostólico que se chama Movimento Eucarístico Juvenil comprometidos com a missão do evangelho, oração e eucaristia durante as missas na vida cristã.

Ao terminar advertiu algumas atitudes de comportamentos ocorridos ao longo da missa por fiéis que fizeram parte daquela eucaristia, aconselhou o ministro da igreja na diocese de Benguela.

O acampamento que teve a duração de 4 dias, teve o seu início no dia 1 de Fevereiro com termino dia 4 do mesmo mês e ano corrente, visou reunir os jovens megistas das diversas diocese do país para uma troca de experiência, assim como levar em prática as conclusões e recomendações saídas no quarto “Congresso Internacional” que decorreu na Argentina em 2012, explica o director Nacional do Movimento Eucarístico Juvenil padre Severino Mukoko da Arquidiocese do Lubango. aquele padre lamentou ainda o facto de se registar ausência de algumas províncias mas  justifica terem recebido informações antecipadas.

Informou por outro lado sobre os temas que dominaram o evento e entre outros destacou o “M.e.j como projecto de vida, o M.e.j no ano da Fé e o papel da juventude na paz como processo de reconstrução nacional do país”.  

Desde que foi instituído o M.e.j na igreja católica em Angola este é o primeiro acampamento Nacional que se realiza na província de Benguela.     

 

 

Ritos da igreja católica na paróquia de S. João Baptista do cassoco





O Bispo Emérito da Diocese de Benguela Dom Óscar Braga confirmou ao Crisma no passado domingo 3 de Fevereiro de 2013 na paróquia de S. João Baptista do cassoco  54 novos consagrados no sacramento de confirmação da fé cristã, ritos da Igreja Católica.
Os recém consagrados para o Crisma frequentaram a formação a catequese durante 3 anos período que permite o cristão estar preparado perante a Igreja pelo compromisso assumido com Deus assim como o desejo de ser membro da família cristã dentro da Igreja Católica e de reafirmar aqueles compromissos depois de atingir a “idade da razão ou racional”.
 Trata-se de um rito em que o Bispo impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo, o que consiste na confirmação do Baptismo pelo Espírito Santo, na qual o fiel crismando é enviado a humanidade para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em actos e palavras.
Bispo Emérito Dom Óscar Braga durante a homilia que se realizou no recinto da referida paróquia, referiu que este é um acto de grande importância por se tratar de um sacramento católico e um acto ritual destinado aos fiéis, para se receber a graça de Deus, e destinado também a conferir sacralidade a certos momentos e situações da vida cristã.
Através destes sinais ou gestos divinos, Cristo age directamente e comunica-nos, embora os resultados dos sacramentos dependam também das disposições de quem os recebe.
 Estes sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo como sinais sensíveis e eficazes da graça mediante os quais nos é concedida a vida divina ou a salvação.
Segundo a doutrina da Igreja Católica o Crisma ou Confirmação é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe através da acção do Bispo durante a missa eucarística uma (unção) com óleo.

Ao terminar a sua homilia, Dom Óscar aconselhou recomendando aos crismados de que, sedem testemunhas do evangelho de Cristo e do amor ao próximo para justificarem a vossa vontade na fé através desta tarefa divina que recebestes hoje, porque aumenta os dons do Espírito Santo.
A paróquia de S. João Baptista do cassoco em Benguela tem se tornado a tradição de conferir sacramentos, e esta é a primeira missa eucarística sacramental desde o princípio do ano de 2013.   

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sacerdotes apelam a sociedade sobre uso excessívo do álcool






 
Alcool por excesso afeta a nossa beleza



segundos os especialistas, as bebidas alcoólicas têm a fama de deixar o rosto vermelho. Na verdade, não só o álcool, mas as bebidas quentes, os alimentos condimentados, a emoção, a luz UV e os extremos de temperatura podem precipitar o rubor em pessoas vulneráveis. Os vasos sanguíneos da pele dilatam-se, levando mais sangue até a superfície cutânea e deixando a pele vermelha e quente.

Em geral, o rubor associado às bebidas alcoólicas é apenas temporário e desaparece após algumas horas. Em alguns casos, há dilatação permanente desses pequenos vasos, deixando a face sempre avermelhada e com pequenos vasos rotos na pele. O álcool também eleva a temperatura corporal, causando sudorese. Intoxicação por álcool deixa a pele fria, pegajosa, pálida ou azulada.


A nossa equipa de reportagem procurou falar com o padre Martinho Kavaya segundo advertiu que,  o grande consumo de bebidas alcoólicas pode deixar a pele seca e sem brilho. Isso se deve aos efeitos desidratantes do álcool, sendo mais perceptível em mulheres. Pequenas infecções cutâneas também são mais comuns porque o álcool enfraquece o sistema de defesa natural do corpo, e particularmente aqui em Benguela os jovens estão a beber muito e sem controlo, mas a igreja tudo tem feito para sensibilização da sociedade e de todas as pessoas envolvida, concluiu aquele pároco numa breve entrevista.

Terminou ancoselhando que, deve se beber com moderação (não mais de dois drinques por dia, no caso das mulheres, e três para os homens, no máximo cinco ou seis dias na semana).