quarta-feira, 3 de julho de 2013

Vaticano reconhece 2º milagre de João Paulo II



 João Paulo II  vai ser canonizado

 

A comissão teológica da Congregação para a Causa dos Santos aprovou o segundo milagre por intercessão do papa João Paulo 2º após sua beatificação, informam nesta terça-feira fontes do Vaticano.

Este reconhecimento abre caminho para a canonização do papa polonês, mas deve ser aprovado pela comissão de cardeais e receber o sinal verde definitivo do papa Francisco.
João Paulo II pode ser proclamado santo no dia 20 de outubro, data que já era ventilada por sua proximidade do 35º aniversário de seu pontificado (foi eleito em 16 de outubro de 1988).
Sobre a natureza deste segundo milagre, o Vaticano mantém um silêncio absoluto.
Em 1º de maio de 2011, Bento 16 proclamou João Paulo II (1920-2005) como beato, depois de lhe ser atribuído o milagre da cura inexplicável da religiosa francesa Marie Simon Pierre, que sofria do mal de Parkinson.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

PAPA FRANCISCO FELICITA MOVIMENTO SHALOM





Italia , San Miniato - ROMA Vaticano                      


A Mensagem veio expressa numa carta dirigida ao fundador do Movimento Shalom Dom Andrea Cristiani vindo do Vaticano em forma de saudação, felicitação e a bênção pelos seus 40 anos desde a fundação.


Na carta, dirigida ao Belarmino Bellucci (Presidente) e Pe. Andrea Cristiani (fundador) Movimento Shalom, trazer saudações e agradecimentos do Papa ao Shalom.
"O Santo Padre - a lei - para muito obrigado por cuidar certificado de conformidade, a fórmula cordiais saudações de paz e todas as bênçãos no Senhor e como somos convidados a orar por ele e por seu ministério universal do coração dá a eles e aqueles que se juntaram no gesto respeitoso a Bênção Apostólica, que de bom grado faço extensiva aos vossos entes queridos ".

 
O Movimento Shalom desde o dia da eleição do Papa Bergoglio não escondeu o seu entusiasmo por esse dom dado à Igreja. "Vamos ser feliz - escreveu Don Andrea cristãos nos dias após a eleição - porque é como se o Espírito Santo quis dar-nos a confirmação do valor da primazia da educação na justiça e na paz que marcou os 40 anos da nossa história."

 
Como podemos esquecer as palavras do Papa em seu discurso inaugural: "Saia às ruas, olhar para as pessoas: esta é a nossa missão. Caso contrário, corremos o risco de uma igreja auto-referencial, como muitas pessoas paranóicas ou autismo, que só são capazes de falar por si mesmos. " Corte palavras do papa que descrevem muito bem o que é e será o seu plano para reformar a Igreja.

 
A novidade perene do Evangelho está varrendo todos nós. Ele estabeleceu como o homem das bem-aventuranças que o caminho traçado há oito séculos por São Francisco de Assis está no centro de sua anunciar e sentir a urgência da Paz e da Justiça. Então, Jesus Cristo, que é a nossa paz e sendo este último o sacramento da sua presença entre nós.O Movimento Shalom agora cerca de 40 anos de sua história está planejando um mega peregrinação a Roma apenas na audiência será realizada em 2014, quando a vida de 40 anos de Shalom.

A carta datada de 11 de maio de 2013 a partir da Cidade do Vaticano, chegou à sede do Movimento Shalom.

quarta-feira, 27 de março de 2013

NÚNCIO APOSTÓLICO NA DIOCESE DO SUMBE


Religião
Por ocasião da Semana Santa




Texto:
Vanda de carvalho
Alberto Haimbili

foto: Reprodução
Celebra-se neste Domingo o Domingo de Ramos, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A festa de ramos dá assim por aberta a semana Santa em que a Igreja viverá os maiores acontecimentos da vida de Jesus, que terão o seu ponto mais alto na Solenidade da Páscoa.


Núncio apostólico, em Angola, Dom Novatus Rungambwa, celebra a santa missa, na Sé catedral da Diocese do Sumbe. No programa consta ainda cumprimentos de cortesia as autoridades da província.


Na terça-feira, Dom Novatus vai celebrar a missa crismal, na qual fará a bênção dos santos óleos, onde todos os sacerdotes vão renovar as promessas sacerdotais.


Na quarta-feira vai visitar o Seminário do Espírito Santo, onde vai celebrar também uma missa, na paróquia de Cristo rei pedra um.


Na quinta feira, celebrara a missa da Ceia do Senhor na Gabela, na paroquia rainha santa Isabel.

SHALOM CONGRESSO


CONGRESSO INERNACIONAL

Rosa Kupassiala



la nostra newsletter

Graciano Catumbela

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

MOVIMENTO SHALOM EM BENGUELA DOA SANGUE AO HOSPITAL GERAL


Saúde


  shalom presta acçao solidária no dia 14 dos namorados 




O Movimento Shalom em Benguela doou sangue na passada quinta feira dia 14 de Fevereiro de 2013 a hemoterapia do Hospital Geral de Benguela, com vista a minimizar a carência do produto em falta naquela unidade hospitalar.

A campanha mobilizou cerca de 12 voluntários pertencentes ao Movimento Shalom todos afecto a igreja católica trabalhado na diocese de Benguela paroquia de S. João Baptista.
 

Em declarações à Angop, o coordenador do movimento, Graciano Catumbela, fez saber que pretende-se com este acto ser mais solidário para com o doente e proporcionar a felicidade aqueles que lutam para alcançar saúde. 

O responsável disse ainda que neste dia, consagrado aos namorados, pretende-se também que os casais não fiquem vinculados somente as suas relações, mas em prestar uma acção solidária. 

Graciano Catumbela apelou a sociedade benguelense a juntar-se a estas iniciativas de carácter solidário, com vista a protecção da vida humana.

Por seu turno, o responsável do Centro de Hemoterapia do HGB, Adelino Domingos, considerou a iniciativa louvável, visto que o aludido hospital precisa de sangue e de pessoas voluntárias para manter a necessidade que os doentes têm.

O evento se enquadra nas comemorações alusiva data de S. Valentim e desde que foi fundado o movimento em Angola esta é a primeira actividade que se realiza. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

SHALOM EM ANGOLA PARTICIPA NO CONGROSSO INTERNACIONAL AFRICANO





 
 
Contributo do movimento shalom em matérias que proporcionam o desenvolvimento da África
 

Uma organização social e religiosa do grupo (Shalom) para evengelização e defesa dos direitos humanos em Angola participou num Congresso Internacional Africano que reuniu as associações sociais cívicas que trabalham no âmbito da expansão do evangelho e protecção dos direitos humanos, vindos de diversos cantos de África para discutir a problemática sobre a “África Desenvolve a África”, e tem como objectivo encontrar estratégias para a mudança de atitudes que constituem obstáculos ao desenvolvimento sócio-económico dos países africanos.

O mesmo teve ainda a finalidade de promover e aumentar a consciencialização sobre os princípios e métodos de organização do sistema cooperativo, a fim de fornecer as ferramentas adequadas para o desenvolvimento do continente baseada no trabalho e responsabilidade.

 

Veja:

DEBATES

 
Rescaldo das discussões:

Durante o debate das comunicações que dominaram o congresso, os palestrantes foram referindo os seguintes aspectos;

 1º- África é responsável do seu próprio futuro, por isso, é importante a união entre associações sociais, religiosas, sociedade civil e NGOs no sentido de ajudarem na distribuição equitativa dos Recursos Naturais.

  - existe um ditado de que, ensinando uma Mulher estaremos a ensinar uma sociedade por,  isso devemos ter mecanismo de como desenvolver politicas de crescimento financeiro e lucrativos para poder ajudar a sociedade feminina de igual modo estaremos a ajudar a sociedade em comum.

Ex. realizar pequenos projectos onde podemos enquadrar senhoras com pequenos negócios para que a Nação não passe a fome.

 - Falta de dinheiro têm sido também um dos grandes obstáculos para o desenvolvimento dos países africanos.

 Ex: existem 2 maneiras de pensar quando olhamos para África

 2º- A estratégia usar para desenvolver a África

Olhamos para África como se fosse um continente que nega a responsabilidade do seu desenvolvimento.

3ª- África participa em todos os conflitos mundial.

- África é um continente de tanta riqueza mas também é um continente que acolhe todo tipo de doenças.

 - África tem recursos e a melhor medicina do que os países Europeus, mas como nós não dêmos valores aos medicamentos tradicionais, e também não temos máquinas para transformar estes medicamentos em material purificados, passamos a depender nos outros continente com um material que nós próprios temos em mão e barato.

4º- Falando também do analfabetismo em África.

- A tecnologia deve ser implementado em todos os locais dos respectivos países e não deve restringir diferenças de localidades até também ensinar nas aldeias para que cada povo tenha uma visão do que se pretende ter.

5º-algumas estratégias para desenvolver a economia em África é mudar o sistema educativo de acordo a realidade local de cada pais Africano, porque estamos a levar um sistema educativo que não tem nada haver com a economia do país local, por isso é que temos tido vários problemas com os finalistas, ex: terminam o ensino superior mas têm experiencia de trabalho não conseguem realizar tarefas de acordo o que se requer no local de trabalho.

 Terminou a palestra com a ilustração da Laranja como exemplo de crescimento que se pode ter em África.

 E disse que:

 Quando pegamos uma laranja qual é a nossa intenção?

Cascou, comeu e acabou, mas para o desenvolvimento da África devemos ter um pensamento em outras perspectivas.

Nós gostamos apenas de receber sempre e querendo mais, e mais, e não dar.

É importante pensar o seguinte:

Se eu pegar a laranja vou me alimentar e ficarei satisfeito, mas eu não quero que finde por ali, gostaria que da mesma laranja a comunidade se beneficiasse. Mas como? Comer a laranja e semear os frutos para que possa crescer árvores que possam alimentar uma sociedade, é com este pensamento diferente que temos de ter para desenvolver a África, concluiu.

 

 

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Benguela acolhe acampamento nacional do M.E.J





 Dom Eugénio Dal Corso reafirma o amor entre cristão
 

 A Capela de Nossa Senhora da Gruta, Casa dos Cursos  localizada nas margens do rio cavaco em Benguela, foi pequena para acolher megistas oriundos das diversas dioceses e arquidioceses de Angola nomeadamente Luanda, Sumbe, Saurimo, Caxito, Viana, Lubango, Huambo, Ondjiva, Kuito Bié, Moxico, K. Norte, Uige, Bengo, Namibe e Benguela respectivamente que marcaram sua presença no 1º “ Acampamento Nacional do Movimento Eucarístico Juvenil (M.E.J)”.

A missa celebrada pelo Dom Eugénio Dal Corso bispo da diocese de Benguela contou com a presença de cerca de 300 membros reunidos por diversas dioceses incluindo convidados da diocese local.


Bispo da Diocese de Benguela Dom Eugénio Dal Corso

Dom Eugénio Dal Corso durante a sua homilia achou-se satisfeito louvando a iniciativa e destacou a responsabilidade da tarefa assumida pelo Movimento Eucarístico juvenil e referiu ser necessário materializar esta tarefa pelo amor ao próximo, viver a missa, expandir o evangelho por toda terra como exemplo dos apóstolos que se dedicaram para que as nossas almas não se perdessem.

Disse também que o M.e.j é uma faixa etária do Movimento Apostólico que se chama Movimento Eucarístico Juvenil comprometidos com a missão do evangelho, oração e eucaristia durante as missas na vida cristã.

Ao terminar advertiu algumas atitudes de comportamentos ocorridos ao longo da missa por fiéis que fizeram parte daquela eucaristia, aconselhou o ministro da igreja na diocese de Benguela.

O acampamento que teve a duração de 4 dias, teve o seu início no dia 1 de Fevereiro com termino dia 4 do mesmo mês e ano corrente, visou reunir os jovens megistas das diversas diocese do país para uma troca de experiência, assim como levar em prática as conclusões e recomendações saídas no quarto “Congresso Internacional” que decorreu na Argentina em 2012, explica o director Nacional do Movimento Eucarístico Juvenil padre Severino Mukoko da Arquidiocese do Lubango. aquele padre lamentou ainda o facto de se registar ausência de algumas províncias mas  justifica terem recebido informações antecipadas.

Informou por outro lado sobre os temas que dominaram o evento e entre outros destacou o “M.e.j como projecto de vida, o M.e.j no ano da Fé e o papel da juventude na paz como processo de reconstrução nacional do país”.  

Desde que foi instituído o M.e.j na igreja católica em Angola este é o primeiro acampamento Nacional que se realiza na província de Benguela.