Contributo
do movimento shalom em matérias que proporcionam o desenvolvimento da África
Uma
organização social e religiosa do grupo (Shalom) para evengelização e defesa dos direitos humanos em Angola
participou num Congresso Internacional Africano que reuniu as associações
sociais cívicas que trabalham no âmbito da expansão do evangelho e protecção dos direitos humanos,
vindos de diversos cantos de África para discutir a problemática sobre a
“África Desenvolve a África”, e tem como objectivo encontrar estratégias para a
mudança de atitudes que constituem obstáculos ao desenvolvimento
sócio-económico dos países africanos.
O mesmo teve ainda a finalidade de
promover e aumentar a consciencialização sobre os princípios e métodos de
organização do sistema cooperativo, a fim de fornecer as ferramentas adequadas
para o desenvolvimento do continente baseada no trabalho e responsabilidade.
Veja:
DEBATES
Rescaldo das discussões:
Durante o debate das comunicações
que dominaram o congresso, os palestrantes foram referindo os seguintes
aspectos;
1º- África é responsável do seu próprio
futuro, por isso, é importante a união entre associações sociais, religiosas,
sociedade civil e NGOs no sentido de ajudarem na distribuição equitativa dos
Recursos Naturais.
- existe um ditado de que, ensinando uma
Mulher estaremos a ensinar uma sociedade por,
isso devemos ter mecanismo de como desenvolver politicas de crescimento
financeiro e lucrativos para poder ajudar a sociedade feminina de igual modo
estaremos a ajudar a sociedade em comum.
Ex. realizar pequenos projectos onde
podemos enquadrar senhoras com pequenos negócios para que a Nação não passe a
fome.
- Falta de dinheiro têm sido também
um dos grandes obstáculos para o desenvolvimento dos países africanos.
Ex: existem 2 maneiras de pensar
quando olhamos para África
2º- A estratégia usar para
desenvolver a África
Olhamos para África como se fosse um
continente que nega a responsabilidade do seu desenvolvimento.
3ª- África participa em todos os
conflitos mundial.
- África é um continente de tanta
riqueza mas também é um continente que acolhe todo tipo de doenças.
- África tem recursos e a melhor
medicina do que os países Europeus, mas como nós não dêmos valores aos
medicamentos tradicionais, e também não temos máquinas para transformar estes
medicamentos em material purificados, passamos a depender nos outros continente
com um material que nós próprios temos em mão e barato.
4º- Falando também do analfabetismo
em África.
- A tecnologia deve ser implementado
em todos os locais dos respectivos países e não deve restringir diferenças de
localidades até também ensinar nas aldeias para que cada povo tenha uma visão
do que se pretende ter.
5º-algumas estratégias para
desenvolver a economia em África é mudar o sistema educativo de acordo a
realidade local de cada pais Africano, porque estamos a levar um sistema
educativo que não tem nada haver com a economia do país local, por isso é que
temos tido vários problemas com os finalistas, ex: terminam o ensino superior
mas têm experiencia de trabalho não conseguem realizar tarefas de acordo o que
se requer no local de trabalho.
Terminou a palestra com a ilustração
da Laranja como exemplo de crescimento que se pode ter em África.
E disse que:
Quando pegamos uma laranja qual é a
nossa intenção?
Cascou, comeu e acabou, mas para o
desenvolvimento da África devemos ter um pensamento em outras perspectivas.
Nós gostamos apenas de receber
sempre e querendo mais, e mais, e não dar.
É importante pensar o seguinte:
Se eu pegar a laranja vou me
alimentar e ficarei satisfeito, mas eu não quero que finde por ali, gostaria
que da mesma laranja a comunidade se beneficiasse. Mas como? Comer a laranja e
semear os frutos para que possa crescer árvores que possam alimentar uma
sociedade, é com este pensamento diferente que temos de ter para desenvolver a
África, concluiu.