sábado, 5 de janeiro de 2013

SANTUÁRIO DA GRAÇA ACOLHE ORDENAÇÕES DIACONAIS E SACERDOTAIS

 


                      
  
Dom Eugénio Dal Corso Bispo da Diocese de Benguela
 
  
O Santuário de Nossa Senhora da Graça em Benguela foi pequena para acolher fies, governantes, políticos, familiares e amigos que marcaram presença durante a missa de ordenação diaconais e sacerdotais dos diáconos Ricardo da Silva Januário, Sabino Wahanhica, Tomás Ndumbu, Justino Filipe Kapengwe, Jorge Pinto Sukumula, Zacarias Cunha Kachindele, Nzunzi Bavenga Ricardo e Abreu Kamundongo K. Francisco. Deste número consta também a ordenação de um padre de nome Timóteo Hamuyela que no fim foi orientado  a trabalhar na paróquia. 
A cerimónia de ordenações foi orientada pelo bispo da Diocese de Benguela Dom Eugénio Dal corso onde na ocasião o bispo apelou aos novos recém ordenados augurando que, a caminhada do sacerdócio começa assumir agora no ministério de Deus, honrar os seus compromissos assumidos na oração e fortalecer positivamente os fiés na profissão da palavra. De acordo o bispo ninguém é digno do chamamento de Deus, todos somos indignos como os profetas do antigo testamento que também nos fazem compreender o mesmo. O bispo especificou os apóstolos que entenderam sobre o chamamento de Jesus, isto significa a verdadeira graça de Jesus filho de Deus num gesto de unidade e confiança. Concluiu que, este é o ministério de organização das comunidades.

Todo sumo-sacerdote tomando dentre os homens, é constituído em favor dos homens, nas coisas respeitantes a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Na verdade, eles foram escolhidos e constituídos sacerdotes e diáconos, não para fazerem a sua vontade mas para aceitarem as aspirações do Espírito Santo e oferecer dons em favor dos homens. “Sem concretizar sacrifício e sem trabalho não se consegue os grandes ideais preconizado”, foram palavras do padre recém ordenado Timóteo Hamuyela ao fazer o discurso de agradecimento. Os novos escolhidos a vida eclesial responderam “eis-nos aqui senhor para fazermos a tua vontade”. 
A pois a bênção, os sacerdotes foram credenciados a trabalharem na expansão do evangelho de Cristo a todo mundo.
Aos colaboradores directos durante a formação não faltaram os agradecimentos, esforços e dedicação prestados por varias comunidades religiosas. A essas segundo, retêm em tudo fazer para o avanço da obra de Cristo na terra.
Para tal, os novos responsáveis foram nomeados a trabalhar nas diversas paróquias locais onde fizeram preparação de vida prática.













sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

JOVENS VOLUNTÁRIOS DO SHALOM EMPENHADOS NA CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO


 
 No âmbito do dia da independência nacional
 Os jovens voluntários do Movimento Shalom pertencentes a Igreja Católica da Paróquia S. João Baptista do Cassoco em Benguela, empenharam-se  na realização da campanha de sensibilização contra as DTS no município da Ganda aderiram em massa a campanha de educação a malária e suas consequências, sensibilização contra as doenças transmissíveis sexualmente, distribuição de mosquiteiros e preservativos, assim como, o controlo da hipertensão arterial, a glicêmia e outras doenças relacionadas com o leite materno infantil no sentido de se prevenir a mortalidade.
O evento visou saudar o dia Nacional da Independência no sentido de se educar e sensibilizar mulheres, jovens, adolescentes e populações bem como os agregados familiares sobre as doenças que tem assolado o país, feitas através de palestras, com distribuição de folhetos de modos a informar as comunidades sobre efeitos de doenças contagiosas e não só.
A intenção fundamental é fazer com que as mulheres e crianças assumam comportamentos que ajudem a reduzir a progressão da enfermidade e o índice de mortalidade materno infantil, consolidando as medidas traçadas.
O paludismo, saliente-se, continua a ser a principal causa de morte no país, sendo as mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos, as principais vítimas.
A actividade decorreu sob o lema (Ganda e Benguela, unidos venceremos para o combate ao HIVSIDA), realizada por ocasião do dia da Independência Nacional, com apoios da igreja católica, governo provincial de Benguela, direcção provincial da saúde de Benguela, repartição municipal de saúde da Ganda, hospital municipal da Ganda, administração municipal da Ganda, assim como outras organizações o caso da Cruz Azul de Benguela.
O programa contemplou mais de 900 famílias entre crianças, jovens e adultos que puderam fazer testagem voluntária controlando o seu estado serológico e receberam explicações por vários activistas do movimento e técnicos de saúde.
O chefe da repartição de saúde da Ganda Francisco Weia, achou-se satisfeito e recomendou para que actividades de género se estenda para todos municípios da província e não só, no sentido de se combater as grandes epidemias que preocupam a rede sanitária no país e desta forma fortalecer as populações em matérias de educação sexual e educação ambiental sanitário, “realçou aquele responsável do sector da saúde na Ganda”.
Mateus Caetano Lopes administrador municipal da Ganda considerou a importância da actividade como sendo uma das metas do milénio que Estado angolano pretende alcançar, e aconselhou a organização para se continuar a trabalhar nesta dimensão no sentido de abranger a informação a toda comunidade da província e assim trazer os serviços de saúde mais próximo dos cidadãos e com qualidade. Recordou que os actores sociais são imprescindíveis na sensibilização da sociedade aterem educação pelo saneamento básico para se ter uma sociedade sã, realçou.
De acordo o coordenador do Movimento Shalom Graciano Catumbela, realçou que para a campanha foram convidados outras instituições públicas e organizações não governamentais. Segundo acrescenta que foram distribuído 3,600 kits de preservativos para o programa do combate ao VIH/SIDA, 500 redes de mosquiteiros para o programa do combata a malária nas zonas identificadas como de maior vulnerabilidade de contracção do paludismo, folhetos e brochuras ilustrativos sobre a malária e outras epidemias que tanto a sola o planeta terra.
No final, Shalom atraiu a juventude do município com uma noite recreativa envolvendo toda massa juvenil local, onde os munícipes tiveram a oportunidade de vibrar com o grupo de dança as “Black Dance do Shalom” estremecendo o palco da maratona.



DOM ÓSCAR BRAGA REFORÇA O VALOR E A DIGNIDADE DA MULHER



Bispo Emérito considera a mulher jornalista como um exemplo na construção de uma sociedade




O Bispo Emérito da Diocese de Benguela Dom Óscar Braga revelou em torno à uma palestra realizada pelo Club de Imprensa de Benguela, no mês de Março, que, o valor e a dignidade da mulher depende de como cada um construi o seu perfil. Porque a mulher tem abnegado o seu empenho na difusão de informações e contribuir na construção de uma sociedade pacífica e sadia de Angola.
O objectivo é incentivar a classe feminina jornalística a dar o seu maior contributo no crescimento e desenvolvimento do nosso país.
De acordo o bispo Emérito da diocese de Benguela Dom Óscar Braga, ao dissertar o tema sobre “a mulher como pedra basilar na promoção da paz” a mulher não é tida como um animal e nem como uma empregada. Mas como alguém que seja imprescindível nessa sociedade fazendo referência a sua vida histórica e bíblica.
Salientou que, o grande valor da mulher é por estar acima de todas coisas e ainda mulher acima de tudo porque ocupa sempre um espaço desde a criação do mundo até hoje em especial, por isso, é absolutamente inigualável ao homem.
Confessou que, para a mulher tenho um carinho especial porque sou fruto da mulher a nossa mãe, amiga, companheira e melhor em todo mundo.
Mais do que apreciar de vós, eu espero muito de vós porque ainda não vi nenhuma mulher ocupar o seu lugar não só em Angola mas em toda parte do mundo. Muita gente acha que as mulheres estão por excepção, não é isto, mas sim pela sua forma de ser na sociedade.
O bispo Emérito, chamou atenção às mulheres para que, não se deixem nunca amesquinhar, em momento algum da sua vida, que por outro lado fá-lo perceber de que a mulher não respeita a sua dignidade humana e a sua postura por meia dúzia de coisas.
Aconselhou dizendo á mulher, que deve fazer um pouco de esforço para conquistar o seu verdadeiro lugar e no futuro produzir resultados significativos para o engrandecimento do país e que o mesmo venha trazer melhorias entre famílias.
A directora da Família e Promoção da Mulher Idalina Carlos, considerou a iniciativa do Club de Imprensa de Benguela sendo positiva e destacou o apoio que o ministério da família e promoção da mulher tem prestado às famílias a nível das comunidades em toda a província de Benguela em prol da mulher, fruto das actividades programadas pela direcção da família.
Participaram membros do governo local, direcções provinciais e jornalistas de diversos órgãos da comunicação social sedeados nesta província de Benguela.
(Actividade serviu também para homenagear o escritor angolano Raul David que durante muito tempo deu o seu melhor para dignificar a classe).  
Desde a tomada de posse do Clube de Imprensa de Benguela, essa é a primeira vez que se realiza a cerimónia de homenagem à mulher jornalista em Benguela.