segunda-feira, 6 de setembro de 2021

OTCHOTO como educação tradicional na cultura dos ovimbundu, e a importância da Lenha e da Fogueira no contexto da tradição oral

Graciano Catumbela|Benguela

Jornalista e escritor

Otchoto na cultura dos Ovimbundu é uma escola tradicional para educação dos filhos, bem como das crianças, adolescentes e jovens de uma determinada da comunidade. Normalmente acontece depois do jantar, todos os dias, é habitual acontecer em torno de uma fogueira, onde são convocadas as crianças e jovens, orientados por um ancião que se introduz ao explicar sobre a história dos antepassados cujas crianças devem seguir, fala-se sobre a educação, os valores da solidariedade, o amor ao próximo, a caridade, educação da cidadania, o respeito aos idosos, pelos mais velhos, o respeito pelas escolas públicas e os seus professores. “Em geral é uma escola nocturna onde também é reservado para educação artística e cultural como a música, o canto, teatro, dança e outras actividades similares”.

A lenha para a fogueira do Otchoto deve ser cuidadosamente seleccionada para a prevenção dos usuários contra as doenças. Por exemplo, há lenhas que o seu uso provoca patologias inumeráveis, não só às pessoas como também aos seus haveres. A tranquilidade tanto na aldeia como na selva, depende da lenha que se utiliza nesses lugares. A lenha usada no otcho, sobretudo a seca é: ondjamba, omwe, omandu, ombivo, ondeka, ondjiliti, osamba, ombungululu, upanda e uwongo.

Assim, a fogueira do otchoto era de capital importância na medida em que para além dos assuntos abordados a volta da fogueira, os participantes também aprendiam, através da observação e não só, o tipo de lenha para o uso doméstico, e qual devia ser evitada.

Portanto, Gabriel Canivete (2021:50) no seu livro sobre OTCHOTO lembra que Otchoto é uma escola tradicional onde se aprendia e transmitia-se conhecimentos valiosos que tornavam as comunidades e a sociedade de então mais saudável, com menos bebedeira, delinquência, prostituição, roubo, e assim por diante. Todas noites nas aldeias jovens vinham das suas casas e acomodavam-se a volta da fogueira do otchoto, para ficarem aquecidos de conhecimentos.

Texto extraído do livro Genealogia familiar e aspectos da cultura Bantu, hábitos e costumes na tradição dos ovimbundu, 2ª edição revista e aumentada, "inclui casos dos tribunais tradicionais e direito costumeiro", editora shalom, Benguela, 2021, p.106.

Benguela,aos 5 de Setembro de 2021, 16:30

Nenhum comentário: